O primeiro passo é buscar ajuda

O PRIMEIRO PASSO É BUSCAR AJUDA

Certa vez um paciente chegou desesperado no consultório e logo me disse: "eu preciso de ajuda, mas não sei se você pode me ajudar; não sei se alguma pessoa nesse mundo pode me ajudar com o que eu tenho."

A fala tinha sido sincera, deu para perceber. Realmente eu não sabia se eu poderia ajudá-lo, afinal era sua primeira sessão e eu não o conhecia. Então fui sincero também, disse que não tinha certeza. Ele ficou desconfiado e perdeu um pouco de esperança em mim. Então eu indaguei:

— Porque você não fala para mim o que está acontecendo?

Parece que nesse momento o sujeito teve um "clique". Essa fala fez toda a diferença, até a expressão do rapaz mudou. Para quem está de fora pode parecer estranho, mas ali ele percebeu que se ele não falasse sobre o problema dele, ninguém teria a mínima possibilidade de ajudar, afinal, o problema era dele e, ninguém mais tinha acesso a isso. Num momento posterior isso me foi confirmado.

Aí você me diz: Tá bom... mas onde você quer chegar com isso? Isso que eu relatei é a fase inicial do processo de psicoterapia. A moral da história é que para uma pessoa ser ajudada, ela precisa buscar ajuda. Não é difícil entender. Quando as pessoas querem cortar o cabelo, vão a um barbeiro; quando estão tossindo, vão a um médico; quando querem construir uma casa, chamam um pedreiro... só que quando as pessoas estão sofrendo por diversos problemas emocionais, elas NÃO PROCURAM UM PSICÓLOGO! As pessoas tendem a empurrar os problemas com a barriga o máximo possível, até quando elas percebem que os problemas já são uma grande bola de neve descendo uma montanha prestes a colidir com algo muito importante.

O que o rapaz acima fez foi buscar ajuda, mesmo sem ter certeza de que eu poderia ajudá-lo. No final das contas foi algo rápido, coisa que ele nunca iria imaginar, pois naquele momento o problema era tudo que ele tinha na vida e, toda sua energia era destinada para aquilo.

Existem diversas psicoterapias por aí, o processo com o qual trabalho consiste numa caminhada junto do paciente, ouvindo tudo o que ele tem a dizer, sem fazer julgamentos e aberto a todas as possibilidades. Se alguém visse iria pensar que era uma conversa de "maluco", mas quem está dentro sabe muito bem o sentido de tudo que está acontecendo. O objetivo é que o paciente consiga elaborar diversos conteúdos e desenvolver ferramentas internas para resolver seus problemas e viver uma vida mais plena, com mais qualidade e mais capacidade. É claro que o processo de psicoterapia vai além disso, mas o processo varia de pessoa para pessoa, depende dos objetivos da mesma com sua própria vida.